Twitter Facebook YouTube

CUT SP > PONTO DE VISTA > MANIFESTO DE APOIO AOS ATOS CONTRA O AUMENTO DAS TARIFAS

Manifesto de apoio aos atos contra o aumento das tarifas

Escrito por: Cibele Vieira, secretária de Juventude da CUT/SP

08/01/2016

'' Direitos devem ser providos pelo Estado, o que se contradiz com a própria concepção de cobrar por um serviço público, limitando seu acesso''

A luta de classes está cada vez mais evidente de 2013 para cá; é perceptível a polarização de concepções e objetivos no Congresso e nas ruas. Tentam impor aos trabalhadores e trabalhadoras o ônus da crise através do ajuste fiscal e de medidas como o aumento das tarifas dos ônibus, trem e metrô.

Em algumas cidades há avanços como o passe-livre para aposentados, estudantes e desempregados, porém a tarifa ainda pesa no bolso do trabalhador. Apesar da queda da informalidade, ainda é grande o número de trabalhadores que não têm acesso à CLT, arcando com o custo do transporte diretamente do seu salário, e mesmo na CLT é previsto o desconto de 6% em troca do vale transporte. Além disso, todos têm que pagar pelo seu transporte e de seus familiares quando a finalidade não é estudo ou trabalho, para ir ao médico ou cinema, por exemplo.


Direitos devem ser providos pelo Estado, o que se contradiz com a própria concepção de cobrar por um serviço público, limitando seu acesso. Há alternativas de financiamento como auditoria da dívida, taxação das grandes fortunas, repatriamento de recursos, enfim, propostas já apresentadas pela CUT como alternativas ao ajuste fiscal.

 

Essa disputa tem lado e mais uma vez a Juventude CUTista de São Paulo se manifesta ao lado dos trabalhadores e trabalhadoras no apoio às manifestações e convida a militância a participar dos atos contra os aumentos das tarifas e pela estatização do transporte público em todas as cidades.

Cibele Vieira, secretária de Juventude da CUT São Paulo

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

RÁDIO CUT

CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES DE SÃO PAULO
Rua Caetano Pinto, 575 - 2º andar - Brás - São Paulo - CEP: 03041-000
E-mail: imprensa@cutsp.org.br - Tel.: (11) 3330-2065 / 2108-9167 - Fax: (11) 3203.0886

CUT São Paulo - Copyleft.
É permitida a reprodução, integral ou parcial do conteúdo (áudios, imagens e textos),
desde que citados o nome do autor e da fonte